Cultura, filosofia, tecnologia e política.
Filosofia, música ,meio ambiente e política.O aprimoramento desses pilares para uma sociedade mais justa e mais amável.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Mutirão Ecológico no Monte Carlo em Santa Luzia -MG /Breno Costa
Mutirão ecológico ,realizado em 3 de março de 2012 pela associação comunitária Monte Carlo .Limpeza ,capina e plantio de árvores frutiferas e nativas em area de verde do bairro Monte Carlo.O Bairro Monte Carlo contém quatro areas verdes de presevação ambiental , na qual os moradores tomam conta limpando,capinando e fiscalizando quanto as ações de possíveis degradadores .
Dia da Saúde no Monte Carlo em Santa Luzia - MG .
No dia 19 de maio de 2012 ,realizamos o dia da saúde no bairro Monte Carlo.Um dia de prevenção em que foi medido a glicose,pressão e foram dadas dicas de saúde e alimentação saudável .Uma parceria da ACMC e a farmácia Maxfarma .Mais de 80 (oitenta) pessoas passaram pelo local e prestigiaram o evento .Esta ação social relacionado a saúde foi o primeira realizada no bairro Monte carlo .
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Platão um mestre .
Platão o cara . " A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira "
Frases de Platão:
Platão nasceu por volta de 427 a.C. em uma família aristocrática de Atenas. Quando tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, por quem tinha grande admiração. Como a maioria dos jovens de sua classe, quis entrar na política. Contudo, a oligarquia e a democracia lhe desagradaram. Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu se afastar de Atenas e saiu em viagem pelo mundo. Numa de suas últimas paradas, esteve na Sicília, onde fez amizade com Dion, cunhado do rei de Siracusa, Dionísio I. De volta a Atenas, com cerca de 40 anos, Platão fundou a Academia, um instituto de educação e pesquisa filosófica e científica que rapidamente ganhou prestígio. Três décadas depois, ele foi convidado por Dion a viajar a Siracusa para educar seu sobrinho Dionísio II, que se tornara imperador. A missão foi frustrada por intrigas políticas que terminaram num golpe dado por Dion. Platão morreu por volta de 347 a.C. Já era um homem admirado em toda Atenas.
Na história das idéias, Platão foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
Platão foi o segundo da tríade dos grandes filósofos clássicos, sucedendo Sócrates (469-399 a.C.) e precedendo Aristóteles (384-322 a.C.), seu discípulo. Como Sócrates, Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época e que estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos - sobretudo a oratória - aos jovens da elite, para torná-los aptos a ocupar as funções públicas. "Os sofistas afirmavam que podiam defender igualmente teses contrárias, dependendo dos interesses em jogo", diz Sérgio Augusto Sardi, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. "Platão, ao contrário, pensava em termos de uma busca continuada da virtude, da justiça e da verdade .
Para Platão, "toda virtude é conhecimento". Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a educação não pode se restringir aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.
"A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter"
"Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma"
Assinar:
Postagens (Atom)